Você sabe o que é a síndrome de burnout? Consegue identificar quais os efeitos que têm sobre as crianças? Como identificar e tratar?
Segundo o site do Dr. Drauzio Varela “A síndrome de burnout é um distúrbio psíquico caracterizado pelo estado de tensão emocional e estresse provocados por condições de trabalho desgastantes.”
A síndrome é muito comum em adultos, por conta de sua rotina de trabalho, que por muitas vezes pode ser muito desgastante. Porém, os pequenos também podem demonstrar sintomas da doença.
É muito comum que os pais invistam na educação dos filhos, buscando deixa-los preparados o sucesso profissional e pessoal. Porém, deixando as crianças com muitos afazeres e obrigações, podem ter um resultado negativo e oposto ao esperado, gerando estresse, ansiedade e insegurança.
Investir na educação do filho, é sempre algo positivo, mas é preciso tomar cuidado para não deixar os pequenos com tantas obrigações a ponto de deixa-los desgastados. Isso pode ter um grande efeito no dia a dia dele e no desenvolvimento das tarefas. Então, é importante que os pais e professores fiquem atentos para identificarem os sintomas da síndrome de burnout.
Alguns dos sintomas mais comuns são:
Cansaço excessivo, não sentir mais empolgação em fazer atividades que um dia os deixavam totalmente animados.
Desmotivação e tristeza, a ponto de inventar desculpas para não participar de eventos sociais em família e com amigos da escola.
Ansiedade e insegurança, por acreditar que talvez não esteja preparado o suficiente para atividades escolares, como estudar para provas, provocando dificuldades para conseguir dormir.
Irritação, cansaço, impaciência e incômodo constante durante as atividades do dia a dia.
O rendimento escolar pode ter uma queda brusca, durante este período difícil que a criança pode passar. E se você identificou esses sinais, é importante buscar ajuda profissional, pois o burnout na infância pode ser o início de uma depressão infantil.
É importante que a criança tenhas suas responsabilidades, mas acima de tudo é preciso valorizar o tempo de descontração e descanso durante a infância.