A Importância da Arte no Desenvolvimento Infantil

Que relação a arte pode ter no desenvolvimento da criança e adolescente?

Desenho, pintura, teatro, circo e literatura, são algumas atividades artísticas que permitem que as crianças melhorem em muitos aspectos. Entre vários benefícios, ajudam a desenvolver a escrita, criatividade, atividade psicomotora, leitura e a autoconfiança. Além disso, a arte colabora bastante para que as crianças possam expressar seus sentimentos, emoções e sensações. Com isso, tem uma colaboração significativa para a formação de caráter e da maturidade psicológica de todos. Para isso, atividades complementares são essenciais.

Os rabiscos são nossas primeiras formas de expressão, antes mesmo do conhecimento sobre a escrita ou leitura. Afinal, nossos ancestrais desenhavam nas cavernas para que pudessem se expressar, lembra? As letras do nosso alfabeto nada mais são do que desenhos padronizados para que possamos nos expressar. Portanto, os desenhos e rabiscos são uma maneira para que possamos treinar habilidades, enquanto crianças, que serão usadas mais tarde.

Com a arte, é possível que as crianças expressem a maneira como lidam com o mundo, e o descobre. Também é possível que deem sinais de como estão suas emoções. Portanto, é muito importante que seja dada atenção aos desenhos que são feitos, pois podem nos trazer tanto emoções positivas quanto negativas que estão passando.

Além de comunicar sobre os sentimentos, a arte também faz que com a criatividade seja impulsionada. Qualquer que seja a iniciativa artística, seu o papel no desenvolvimento intelectual é fundamental no desenvolvimento infantil. Tudo isso por trabalhar com a imaginação, de ver o mundo além do óbvio, etc. Esse desenvolvimento é feito no ensino regular, e também no período pós-escolar. Quanto mais trabalhar com a criatividade, melhor para o desenvolvimento da criança.

Para que essa criatividade surja de forma natural, aconselhamos que sejam feitos desenhos livres. Com isso, a criança tem mais liberdade para que possa dar asas à imaginação com sua própria maneira de expressar. Para isso, recomendamos que os materiais a serem utilizados sejam os de mais fácil acesso, como: Massa de modelar, tintas, giz de cera e até mesmo os dedos, e que possibilitem que sejam usados em quadros, papelão, tecido, etc.

Com todos esses benefícios no desenvolvimento infantil, o melhor de tudo é que, com a arte, é possível divertir e descansar o cérebro ao mesmo tempo. Sendo assim, além de respeitar o limite de descanso, de maneira recreativa, a qualidade se mantém eficiente.


Veja também

Síndrome de Rett
Conheça mais sobre a síndrome de Rett e como auxiliar a criança na prevenção

saiba mais

Os jogos educativos e a coordenação motora
Como estimular e trabalhar a coordenação motora na educação infantil

saiba mais

Atividade Física na Educação Infantil
A relação que as atividades físicas têm no auxílio do desenvolvimento infantil

saiba mais