Conheça algumas curiosidades sobre as pessoas canhotas.
Mesmo com vários anos de estudos sobre o comportamento do corpo humano, o mistério sobre uma pessoa ser destra ou canhota ainda permanece. Nesta publicação vamos falar sobre algumas curiosidades sobre as pessoas canhotas.
Canhoto, ou também chamado de esquerdinho, é aquele que com mais frequência usa os membros do lado esquerdo do que o direito do corpo. Acredita-se que a condição de ser canhoto se deva a uma proteína neuronal rica em leucina. Apesar de representarem apenas de 5 a 15% da população mundial, os canhotos ainda encontram dificuldades para realizar tarefas do cotidiano. Abrir uma lata de leite condensado ou o uso da tesoura, são exemplos disso. Porém, já existe um mercado focado em produtos especialmente criados para este público.
Existem muitos mitos sobre como os canhotos eram vistos há séculos atrás, de uma maneira não aceitável. Porém, hoje podemos incluí-los em qualidades ímpares. De acordo com alguns estudos, mães que tenham mais de 40 anos no momento do nascimento da criança, tem 128% a mais de chances de ter um bebê canhoto, do que uma mãe que tenha 20 anos no mesmo momento.
As conexões entre os lados direito e esquerdo do cérebro são mais rápidas em pessoas canhotas. Isso sugere que eles são mais eficientes para a realização de multitarefas. Alguns testes realizados pela St. Lawrence University, de Nova York, descobriram que, entre as pessoas com QI acima de 140, a maioria era canhota. O QI considerado normal é entre 90 e 109. Um outro estudo realizado pelo Pebody College, com crianças precoces em matemática e línguas, mostrou uma alta porcentagem de canhotos. A hipótese para este resultado é de que, por terem a necessidade de se adaptar ao mundo dos destros, as habilidades foram aprimoradas de maneira precoce.
Nos tempos mais antigos, os Incas acreditavam que os canhotos possuíam habilidades mágicas e eram capazes de curar. Na tribo norte-americana Zuni, a crença era de que ser canhoto era significado de boa sorte.
Grandes nomes que marcaram nossa história aparecem como sendo pessoas canhotas. São eles: Aristóteles, Isaac Newton, Charles Darwin, Albert Einstein, Bill Gates, Alexandre o Grande, Joana d’Arc, Mahatma Ghandi, Napoleão Bonaparte, Leonardo Da Vinci, Michelangelo, Pablo Picasso, Charles Chaplin, Mozart, Beethoven.