Saiba mais sobre Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes.
Hoje, 21 de abril, é a data em que prestamos homenagens ao inconfidente. Nascido em 12 de novembro de 1746, Tiradentes é conhecido como o primeiro revolucionário brasileiro a lutar pela independência do país sobre Portugal, na Inconfidência Mineira. Joaquim perdeu os pais ainda quando era criança. Sua mãe faleceu quando ele tinha apenas nove anos e o pai aos seus onze anos. Sendo assim, Tiradentes foi morar com o padrinho na antiga Vila Rica (atual Ouro Preto – MG). Recebeu este apelido por, dentre várias ocupações, ter sido dentista.
A Inconfidência Mineira foi um movimento de revolta organizada por uma parcela de mineradores de Minas Gerais, em 1789. Como o Brasil ainda era uma colônia de Portugal, parte de tudo que era produzido era doado para a metrópole. No período de extração do ouro, cerca de 20% era pago para os cofres da Coroa Portuguesa. Caso os impostos não fossem pagos, as pessoas tinham casas invadidas e bens confiscados para completar o valor do imposto.
Devido a esse descontentamento, Tiradentes se reuniu com outros mineradores que dependiam disso para sobreviver e organizaram o movimento de revolução. O grande objetivo da Inconfidência era livrar Minas Gerais das cobranças abusiva dos portugueses e implantar uma nova República. Durante esse movimento, os inconfidentes criaram uma bandeira com fundo branco e composta por um triângulo vermelho, com os dizeres “Libertas Quae Sera Tamen” (do latim “Liberdade ainda que tardia”).
Quando entrou para o movimento, Tiradentes ainda exercia a função de alferes (uma patente abaixo de tenente). Ele passou a ser perseguido pelo exército e se refugiou no Rio de Janeiro, onde conquistou mais conspiradores. Porém, ele foi encontrado e preso. Todos os responsáveis pela revolução foram punidos. Tiradentes assumiu a culpa sozinho e, por isso, foi o único que sofreu pena maior: A de morte.
No dia 21 de abril de 1792, Tiradentes foi enforcado, decapitado e esquartejado. Para que a Coroa pudesse mostrar o seu poder e repreender os súditos, a cabeça de Tiradentes foi colocada em uma estaca em praça pública na cidade de Vila Rica (atualmente Ouro Preto – MG), desencorajando outros a continuarem a rebelião.
Logo após a nossa independência, a imagem de Tiradentes ficou conhecida como ícone da liberdade e independência do Brasil. No dia 09 de dezembro de 1965, a lei de número 4.897 instituiu o dia 21 de abril como feriado nacional e Tiradentes como Patrono da Nação Brasileira.