Estamos sempre pensando no futuro das nossas crianças. Por isso, observar e estimular o desenvolvimento cognitivo da criança é de extrema importância para sua vida adulta.
Cada uma delas tem uma evolução de maneira natural e de modo diferente das outras. Todas as variáveis podem ser observadas a partir do ambiente em que vivem e suas características pessoais também.
A cognição é uma parte de desenvolvimento do nosso cérebro que define como aprendemos, armazenamos e aplicamos o conhecimento ao longo da vida, desde nosso nascimento praticamente. Junto com o desenvolvimento das capacidades motoras e emocionais, a cognição também possui uma área da psicologia voltada exclusivamente para ela.
Para que tenham um funcionamento perfeito, o cérebro das crianças faz milhões de ligações nos primeiros anos de vida, desenvolvendo as habilidades necessárias. Porém, como falamos, cada criança tem o seu tempo de desenvolvimento. Alguns processos são comuns ocorrerem em determinadas idades, facilitando o acompanhamento pelos profissionais.
O desenvolvimento cognitivo pode ser separado em quatro estágios: Sensório-motor; Pré-Operatório; Operatório Concreto; e Operatório Formal. Para entender um pouco mais sobre as fases comuns, falaremos brevemente sobre cada uma delas a seguir.
Sensório-motor: É a primeira fase de desenvolvimento da criança. Fase em que ela começa a mostrar ações práticas, como o choro ao sentir fome ou sono.
Pré-Operatório: Fase em que a criança deseja tudo para si e não sabe, ainda, se colocar no lugar do outro. Período em que normalmente tem dificuldades de brincar com outros colegas.
Operatório Concreto: Famosa fase dos porquês. A criança começa a entender o seu lugar no mundo. Também a fase em que compreendem que toda ação tem uma reação.
Operatório Formal: Fase em que a criança começa a desenvolver conceitos subjetivos. Também começa a elaborar hipóteses para as coisas e consegue associar um pensamento a outro, para formar um novo conhecimento.
Com isso, é muito importante entreter as crianças com atividades que envolvam música, cores, texturas, jogos de palavras e objetos, jogos de raciocínio lógico, brincadeiras e etc.. Todas essas atividades vão depender de como está o desenvolvimento de cada um, em particular.
Aqui na Adavel, todas as nossas atividades ajudam no desenvolvimento das fases acima. Aulas de circo ajudam na socialização e desenvolvimento físico; as atividades recreativas trabalham todo o desenvolvimento cognitivo dos alunos; as atividades pedagógicas ajudam a no desenvolvimento infantil por completo, entre várias outras. Venha conhecer.